Edição exclusiva celebra a diversidade da música brasileira para abrir o ano de 2026.
O Clube de Assinatura Três Selos Rocinante inicia o ano celebrando um marco fundamental da música brasileira: o lançamento de Feitiço Caboclo, primeiro álbum da carreira de Dona Onete, agora editado pela primeira vez em vinil no Brasil. O disco é a edição de janeiro do clube e reafirma o compromisso do selo com a valorização da cultura brasileira em toda a sua diversidade.
Falar de Dona Onete é, inevitavelmente, falar de começos. Feitiço Caboclo, lançado originalmente em 2012, marcou o primeiro passo da nova vida artística de Ionete Gama, então com 74 anos, após uma trajetória como professora e sindicalista. Desde então, Dona Onete se consolidou como um ícone da cultura do Pará, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado, e referência de independência, empoderamento feminino e preservação das tradições amazônicas.
O álbum materializa décadas de conhecimento, vivência e talento, conduzindo o ouvinte por um passeio sonoro pelo Pará — dos contos do Boto e do Tamaquaré aos símbolos cotidianos da região, como o jambu, que treme. Em Feitiço Caboclo, Dona Onete firma sua identidade ao criar o Carimbó Chamegado, uma linguagem própria dentro de um ritmo historicamente dominado por homens, deixando sua marca pioneira e construindo um legado único.

Sobre seu processo criativo, Dona Onete explica:
“Cada música que eu canto é um texto. Eu não sei fazer um pedacinho, preciso contar uma história com princípio, meio e fim. Meu ritmo é diferente, é uma mistura, eu faço tudo.”
A edição em vinil traz as 11 faixas do álbum, incluindo os clássicos “Jamburana” e “Moreno Morenado”, prensadas em vinil verde mesclado de 140g. O lançamento acompanha pôster exclusivo, textos e curiosidades assinados por Bento Araújo, além de foto e adesivos, em uma edição pensada para colecionadores e amantes da música brasileira. As assinaturas custam R$99,00 + frete, disponível exclusivamente no site tresselosrocinante.com.
Sobre o Clube Três Selos Rocinante
Inaugurado em Julho de 2025, o Clube Três Selos Rocinante é mais um passo na parceria entre a Três Selos e o grupo Rocinante, sendo formulado para levar mensalmente edições especiais em vinil de grandes títulos da música brasileira. Entre clássicos, raridades e novidades, a missão é de dar versões definitivas em mídia física com áudio de alta fidelidade para grandes artistas nacionais.
Nos primeiros seis meses, o clube lançou os títulos Refazenda (Gilberto Gil), Exagerado (Cazuza), Saci Pererê (Banda Black Rio), Estopim (Chico Chico), Acabou Chorare (Novos Baianos) e Travessia (Milton Nascimento), num modelo de assinaturas inovador. No formato, os assinantes puderam escolher entre o pioneiro Plano Anual – que inclui a compra exclusiva de um kit toca-discos completo – e o Plano Mensal. Em ambas as opções, o assinante conta com benefícios exclusivos como descontos, possibilidade de troca do título do mês e acesso a eventos e ações presenciais como tardes de autógrafos.
Tracklist
TSR-085 – Dona Onete – Feitiço Caboclo
Lado A
A1. Feitiço Caboclo (3:56)
A2. Carimbó Chamegado (4:09)
A3. Jamburana (4:27)
A4. Moreno Morenado (3:53)
A5. Boi Guitarreiro (5:00)
Lado B
B1. Homenagem aos Orixás (3:10)
B2. Rio de Lágrimas (3:40)
B3. Lua Namoradeira (4:05)
B4. Balanço Crioulo (4:00)
B5. Poder da Sedução (3:33)
B6. Meu Louco Desejo (3:40)
Ficha Técnica
Produzido por Marco André
Gravado por Ulisses Rocha e Assis Figueiredo no ESTUDIO APCE – Belém
e por Alexandre Moreira (guitarras) no MOLA STUDIO – Rio de Janeiro
Mixado por Alexandre Moreira no MOLA STUDIO – Rio de Janeiro
Masterizado por Luiz Tornaghi no BATMASTERSOM – Rio de Janeiro
MÚSICOS
Arranjo base – Marco André
Arranjo metais, regência e sax tenor – Humberto Araújo
(Humberto Araújo toca saxofones QUASAR)
Sax alto – Esdras de Souza
Trompete – Daniel Delatuche
Trombone – Adnelson Azevedo
Bateria – Edvaldo Cavalcante
Baixo – MG Calibre
Percussão – Trio Manari (Marcio Jardim/ Kleber Benigno/ Nazaco Gomes)
Guitarra, violão e banjo – Marco André
Coro – Marco André e Eudes Fraga
Participações especiais nas guitarras solo de Mestre Vieira, Pio Lobato, Manoel Cordeiro e Marco André e no coro de Gaby Amarantos, Lia Sophia, Luê Soares e Keila Gentil
Edição Três Selos Rocinante
Coordenação geral: Bruno Vieira, João Noronha, Sylvio Fraga e Wladymir Jasinski
A&R: Márcio Rocha e Rafael Cortes
Coordenação gráfica: Mateus Mondini
Coordenação de prensagem: Vinicius Crivellaro
Licenciamento: Daniel Moura e Joe Lima
Texto e Edição de conteúdo: Bento Araujo
Comunicação e marketing digital: Carla Mendes e Pantim (Dayw Vilar e Tathianna Nunes)
Direção de arte: Bloco Gráfico
Design: Pedro Caldara
Masterização: Arthur Damásio
(Fotos: Taiana Laiun)
