Close Menu
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Sophia Martins destaca “luxo em vendas” na abertura do CIMI360 2025 em São Paulo

23 de October de 2025

Desafios institucionais e o avanço do ESG no Brasil

23 de October de 2025

Destaque do pop reggae, Julies comemora aniversário com o lançamento de “Quando o Amor Chamar”

23 de October de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
LifesGo
Button
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia
LifesGo
You are at:Início » PIX automático deve reduzir índice de inadimplência e reorganizar fluxo financeiro
Economia

PIX automático deve reduzir índice de inadimplência e reorganizar fluxo financeiro

Fernando BragaBy Fernando Braga23 de October de 2025No Comments5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Ferramenta facilita o cumprimento de obrigações ao evitar esquecimentos e possíveis atrasos. Atualmente, 30,5% das famílias estão inadimplentes

A adoção do PIX automático no sistema financeiro brasileiro tem potencial para reduzir a inadimplência e reorganizar o fluxo de pagamentos recorrentes. A modalidade, que permite autorizações únicas para cobranças periódicas, oferece liquidação imediata e maior controle ao consumidor, além de previsibilidade de caixa para empresas. Uma boa notícia em um país em que 30,5% das famílias terminaram o mês de setembro inadimplentes, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo Eduardo Sgobbi, CEO da Edan Finance Group, o PIX automático contribui para a organização das finanças pessoais e empresariais. “Ao permitir que o consumidor autorize previamente cobranças com parâmetros definidos, como valor, data e periodicidade, a ferramenta facilita o cumprimento de obrigações e evita esquecimentos ou atrasos. O cancelamento pode ser feito a qualquer momento, caso os termos acordados não sejam respeitados”, explica.

Mas essa não é a única vantagem. A liquidação instantânea proporcionada pelo PIX elimina o tempo de compensação bancária presente nos boletos, que pode levar até dois dias úteis. Esse intervalo afeta diretamente o emissor, que precisa incorporar o custo financeiro da espera no valor cobrado. Para o consumidor, o pagamento por boleto não é reconhecido de forma imediata, o que pode gerar transtornos em serviços como planos de saúde, seguros, contas de consumo como água e luz, mensalidades escolares, entre outros.

Com o PIX automático, o pagamento é processado no momento das datas planejadas na autorização. Isso permite que empresas identifiquem rapidamente os clientes inadimplentes e agilizem processos de cobrança e renegociação. A eficiência no fluxo de recebíveis reduz o tempo de dinheiro em trânsito e melhora a gestão financeira, completa Sgobbi.

A automatização também contribui para a educação financeira. Ao receber notificações com os dados da cobrança, o consumidor pode verificar os termos antes de autorizar. Essa dinâmica estimula o acompanhamento das despesas e o planejamento mensal. Para empresas, a previsibilidade de caixa facilita a tomada de decisões estratégicas e a expansão de operações.

O serviço não gera custo adicional para o consumidor. Já para as empresas, o custo pode variar conforme o relacionamento com a instituição financeira. Sgobbi explica que empresas com maior volume de transações podem negociar tarifas mais baixas. “Mesmo quando há cobrança, o custo é inferior ao de um boleto bancário, devido a maior integração e tecnologia mais moderna na automação no processamento”.

A modalidade representa uma evolução em relação ao débito direto autorizado. O consumidor recebe todos os parâmetros da cobrança e decide se autoriza ou não. Caso não concorde com os termos, basta não aceitar a solicitação. Essa dinâmica oferece maior controle e segurança ao usuário.

Essa modalidade também é uma oportunidade para bancos e fintechs, já que podem desenvolver operações de crédito emergenciais com liquidação em até 30 dias para honrar o Pix Automático por inadimplência provocada por eventos atípicos.

Apesar dos avanços, é necessário atenção no momento do cadastro. O usuário deve verificar cuidadosamente os dados da cobrança antes de autorizar a recorrência. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central para casos de fraude, não cobre erros cometidos pelo próprio usuário, como o envio de valores para destinatários incorretos.

No ambiente corporativo, o PIX automático também representa uma oportunidade de integração tecnológica. A modalidade permite que empresas automatizem seus processos de cobrança com menor custo, maior eficiência, rating por pagador e previsibilidade de caixa.

Gestão

Sobre essa possibilidade de automatizar processos de cobrança e pagamento, Sgobbi apresenta como exemplo um aplicativo disponibilizado pela Edan voltado para o setor financeiro que reúne funcionalidades para gestão de recebíveis, controle de fluxo de caixa e análise de perfil de pagadores. A plataforma permite que empresas acompanhem em tempo real os pagamentos efetuados via PIX, boletos e cartões, com categorização por cliente, data e tipo de serviço. “É importante, pois mesmo com a evolução do PIX, as outras formas de pagamentos continuam a ser usadas e é preciso ter controle sobre o todo”.

O aplicativo também oferece ferramentas de conciliação bancária automatizada, painel de inadimplência com indicadores atualizados, criação de regras personalizadas de cobrança e integração com sistemas ERP. Há ainda suporte para gestão de contratos e assinaturas digitais com validade jurídica.

Outro destaque da Edan Finance Group é a maquininha RAPIDINHA MULTI, um equipamento estruturado Multi-adquirência, reduzindo sensivelmente riscos de não processamento e ou falha no sinal.

As vendas em cartão de crédito podem ser liquidadas em D+1 na conta EDAN do Lojista através da antecipação automática. A RAPIDINHA MULTI EDAN aceita pix, cartões de débito e crédito com parcelamentos em até 12 vezes. A conta vinculada à maquininha é remunerada e não possui mensalidade, gerando assim ainda mais dinheiro para o lojista.

A tecnologia possui também funcionalidade de split que permite o pagamento automático de parceiros com percentual definido pelo usuário, diretamente a partir do movimento do cartão. Essa solução é ideal para Clínicas Médicas, Franquias e outros modelos de negócios multi-agente.

Sgobbi avalia que o PIX automático ganhará espaço à medida que consumidores e empresas percebam os benefícios operacionais e financeiros. A modalidade se insere em um contexto de transformação digital do sistema bancário, com foco na agilidade, segurança e redução da inadimplência, mas não poderá caminhar sozinha. “Com o apoio de soluções como o aplicativo desenvolvido por nós, o setor financeiro tende a avançar na direção de uma gestão mais eficiente, integrada e orientada por dados”, afirma.

Sgobbi esclarece ainda que o Split não pode ser utilizado para Fornecedores ainda (somente parceiros e franquias) pois pode caracterizar desvio de finalidade perante a receita e fraude tributária.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleTecnologia é aliada contra adulteração de alimentos e bebidas
Next Article Israel & Rodolffo anunciam gravação do DVD “Impulso” em Goiânia
Fernando Braga
  • Website

Related Posts

Desafios institucionais e o avanço do ESG no Brasil

23 de October de 2025

Economistas defendem corte urgente da Selic e cobram política monetária alinhada ao desenvolvimento

20 de October de 2025

Boavista lança e-book sobre o Pix em meio à chegada do botão de contestação contra golpes digitais

16 de October de 2025

Comments are closed.

Últimas da Life!

Sophia Martins destaca “luxo em vendas” na abertura do CIMI360 2025 em São Paulo

23 de October de 20252 Views

Desafios institucionais e o avanço do ESG no Brasil

23 de October de 20251 Views

Destaque do pop reggae, Julies comemora aniversário com o lançamento de “Quando o Amor Chamar”

23 de October de 20251 Views

Você sabe dizer não? Adriana Birolli chega ao Teatro Miguel Falabella com a comédia “Não”

23 de October de 20251 Views
Junte-se a nós!
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Copyright © 2025. Designed by ThemeSphere.
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.