Close Menu
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello, “A Manhã Seguinte” ganha montagem inédita no Brasil

19 de August de 2025

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

19 de August de 2025

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

19 de August de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
LifesGo
Button
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia
LifesGo
You are at:Início » Turismo, consumo e diversão no Carnaval de BH: O perfil completo dos Foliões
Lifestyle

Turismo, consumo e diversão no Carnaval de BH: O perfil completo dos Foliões

Fernando BragaBy Fernando Braga12 de February de 2025No Comments5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Carnaval de Belo Horizonte está chegando, e os foliões já começam a se preparar para os dias de festa. Um levantamento realizado pela Fecomércio MG em parceria com a Belotur analisou o perfil, o comportamento e a intenção de consumo do público, trazendo insights sobre como essa festa movimenta a cidade.

O estudo mostrou que os belo-horizontinos seguem sendo o principal público do evento (60,7%), mas a festa também atrai turistas da Região Metropolitana (10,9%), do interior de Minas (6,5%), de outros estados (9,7%) e até de fora do Brasil (0,2%). A maioria (91,3%) pretende aproveitar os blocos de rua, enquanto outros também apreciam ensaios de blocos e eventos gratuitos. A busca por informações acontece principalmente pelo Instagram, usado por 92% dos entrevistados.

O consumo também chama atenção. Aproximadamente, 41% dos foliões estimam gastar entre R$ 400 e R$ 1 mil durante os dias de festa. Na hora de se preparar para a folia, muita gente aposta na criatividade, o que abre espaço para o comércio de acessórios e materiais para customização. Apenas 16,7% dos entrevistados pretendem comprar fantasias novas, mas 36,1% vão personalizar suas próprias roupas e 26,3% vão reaproveitar peças de anos anteriores, impulsionando lojas de tecidos, armarinhos e adereços.

O consumo de bebidas também promete movimentar a economia: água (85%), cerveja (49,8%) e destilados (36,7%) lideram as escolhas, com a maioria dos foliões comprando em ambulantes (63%) ou abastecendo em supermercados (50,4%). Já a alimentação durante a festa fortalece bares, lanchonetes, food-trucks, que serão os principais pontos de parada dos foliões para matar a fome entre um bloco e outro.

Para o economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, os números reforçam o impacto positivo do Carnaval na economia da capital. “O carnaval de Belo Horizonte vem ganhando, a cada ano, mais conhecimento entre os foliões. Antes, era comum que as pessoas saíssem da cidade para aproveitar a folia em outros municípios e, até mesmo, outros estados. Hoje, no entanto, percebe-se um movimento contrário na capital mineira, com uma maior movimentação da população local e de turistas durante o período festivo. Com a cidade cheia, há ganhos significativos para os setores do comércio, serviços e turismo, em uma cadeia que abrange lojas de roupas, armarinhos, supermercados, hotéis, restaurantes, dentre diversos outros, gerando emprego e renda para o município”, destaca.

O levantamento mostrou que quem não mora na capital pretende ficar, em média, uma semana, e a hospedagem mais escolhida são hotéis, seguidos por casas de parentes e aluguel por temporada, esse público também afirmou que permanência poderia ser maior se houvesse mais eventos gastronômicos e culturais (59,8%) ou descontos em hospedagens (56,1%).

“A Belotur tem orgulho de, mais um ano, colaborar com a Fecomércio MG nesta pesquisa essencial para entender as preferências dos foliões e aprimorar o Carnaval de Belo Horizonte. Com dados sobre hábitos de consumo, locais favoritos e expectativas de gastos, o levantamento também é uma ferramenta estratégica para comerciantes e ambulantes, ajudando a alinhar a oferta de produtos e serviços à demanda do público. Além disso, nos permite mapear nossos diferenciais e pontos de atenção, garantindo um Carnaval cada vez mais organizado e atrativo”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Milena Soares, supervisora de turismo da Fecomércio MG, destaca a importância destes dados para a consolidação do Carnaval de Belo Horizonte como um produto turístico mineiro. “Com o crescimento do Carnaval de BH que temos observado nos últimos anos, e seu destaque no cenário nacional, é fundamental entendermos quem são as pessoas que escolhem nosso destino e como se planejam. Essas informações são essenciais para a melhoria contínua do carnaval, permitindo que possamos atrair mais turistas para a capital e o interior do Estado, não apenas durante o período da folia, mas também antes e depois dele.”

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleDe BH para o mundo: MC Mãe ATL e DJ Betim ATL invadem os EUA e Portugal com o funk que está estourado nas plataformas
Next Article Flávia Pereira Mentora que Transforma Mulheres Através do Fashion Law e da Consultoria de Imagem
Fernando Braga
  • Website

Related Posts

Como evitar a dilapidação do patrimônio familiar em divórcios e sucessões

19 de August de 2025

‘Comer, Beber e Aprender’: Série infantil ganha pré-estreia no Festival de Cinema de Gramado

14 de August de 2025

Dia dos Pais: a estratégia neste ano é dar presente que valoriza o patrimônio

7 de August de 2025

Comments are closed.

Últimas da Life!

Com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello, “A Manhã Seguinte” ganha montagem inédita no Brasil

19 de August de 20251 Views

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

19 de August de 20251 Views

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

19 de August de 20250 Views

Grupo Teatro do Nada recebe homenagem da vereadora Mônica Benício na Mostra de Improvisação Teatral IMPRO GRAND PRIX

19 de August de 20251 Views
Junte-se a nós!
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Copyright © 2025. Designed by ThemeSphere.
  • Música
  • Negócios
  • Famosos
  • Cultura
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Moda
  • Gastronomia
  • Economia

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.