Anailde Pereira, liderança da Associação Quilombola de Gruta dos Brejões, na Bahia, foi uma das vencedoras do Prêmio Inspirar 2023. Foto: Pedro Paquino (Agência ADN)
Iniciativa vai premiar 16 lideranças com R$ 169 mil; inscrições podem ser feitas de 25 de julho a 13 de agosto
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Inspirar, que neste ano será dedicada exclusivamente a mulheres negras (cis ou trans) que atuam com arte e cultura e promovem transformações em seus territórios. A iniciativa vai premiar 16 lideranças femininas com R$ 169 mil no total. As inscrições podem ser feitas de 25 de julho a 13 de gosto pelo site www.premioinspirar.com.
Promovido pelo Instituto Neoenergia e realizado pela Baluarte, com patrocínio da Neoenergia via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o prêmio tem foco em lideranças da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, além de cidades do interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O objetivo é valorizar o impacto social da cultura liderada por mulheres negras, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 5, que trata da igualdade de gênero.
“O Prêmio Inspirar não é apenas uma premiação, é um movimento que reconhece o poder transformador da cultura quando liderada por mulheres”, afirma Bárbara Arraes, gerente da Baluarte. Já a diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, reforça: “Celebrar essas histórias nos enche de orgulho. A cultura é um motor de desenvolvimento e justiça social”.
A Associação Quilombola de Gruta dos Brejões está resgatando a cultura local desenvolvendo diversas frentes, como o turismo de base comunitária, artesanatos, samba de roda, prática da agricultura familiar e culinária. Foto: Pedro Paquino (Agência ADN)
Com o tema “Ciclo Infinito Inspirar”, a edição 2025 valoriza a ancestralidade e a resistência por meio de oito atos simbólicos: Inspirar, Criar, Resistir, Realizar, Empoderar, Multiplicar, Encantar e Sonhar — etapas que representam a jornada de transformação das participantes em suas comunidades.
A premiação conta com duas categorias: Mulheres, voltada a mulheres negras maiores de 18 anos com atuação comprovada em arte ou cultura há pelo menos um ano; e Coletivos, para grupos não formalizados liderados por uma mulher negra, também com atuação cultural mínima de um ano.
As propostas serão avaliadas com base em quatro critérios: Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade e Criatividade. A escolha das vencedoras será feita por um comitê técnico e por voto popular — este último disponível entre 30 de outubro e 10 de novembro, também no site do prêmio. A cerimônia de premiação acontecerá em 27 de novembro, e as vencedoras serão divulgadas no dia seguinte.
Cronograma:
- Inscrições: 25/07 a 13/08
- Divulgação das pré-selecionadas: 30/09
- Finalistas: 30/10
- Votação popular: 30/10 a 10/11
- Premiação: 27/11
- Anúncio das vencedoras: 28/11