Jovens selecionados no programa viajarão sozinhos com a companhia Azul
A Expedição 21, programa de imersão que estimula a autonomia de adultos com Síndrome de Down chega a sua sexta edição. Desta vez, os participantes irão vivenciar a experiência em terras norte-americanas, com novos desafios e oportunidades.
A imersão acontecerá entre os dias 8 a 15 de novembro, em um condomínio localizado na cidade de Orlando. Os 11 participantes selecionados são das regiões do Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil (confira a listagem abaixo). A escolha foi realizada pela equipe do Instituto Cromossomo 21, formado pelo fundador e Educador Social, Alex Duarte e voluntários.
A primeira concentração do Expedicionários acontecerá no dia 7 de novembro, no Royal Palm Resort, na cidade de Campinas, em São Paulo. Acompanhados de seus pais, eles receberão as instruções e regras do programa e terão o primeiro contato com a equipe, formado por mediadores assistivos, e o criador da experiência. No dia 8, eles se despedem dos pais e embarcam rumo a experiência com o time da Azul Linhas Aéreas, companhia oficial dos Expedicionários.
Este ano, além de mentorias voltadas para a iniciação da vida adulta, os participantes terão o privilégio de visitar o complexo da Sea World Entreteriment, com finalidades empreendedoras, e terão uma aula especial dentro do complexo da Space Kennedy, na Nasa, com Frank Costa, Global Sales e Marketing PR.
LISTA DOS SELECIONADOS PARA A EXPEDIÇÃO 21 ORLANDO
Yasmin Ishida Corrêa (SP)
Alice Peres Motta (CE)
Isabella Maria Raccioppi Esteves (Santos/SP)
Ana Flávia Piovezana (SC)
Guilherme Saraiva (BA)
Marina Timbó (CE)
Sophia Lunardelli (GO)
Vitor Araujo (RJ)
Thiago Mariante Mayão (RJ)
Camilla Aparecida de Souza (Campinas/SP)
Júlia Costa (RS)
SOBRE A EXPEDIÇÃO 21
O programa oferece uma experiência inovadora para adultos com deficiência intelectual, fora do ambiente familiar e da sua rotina, ao simular uma sociedade inclusiva, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades.
Durante quatro dias, os participantes precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e, principalmente, ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador para viver a fase adulta com autonomia e responsabilidades.
EDIÇÕES ANTERIORES
A primeira edição foi realizada em 2018, apresentando resultados otimistas que acendem luzes para a melhoria da expectativa de vida de pessoas com Síndrome de Down. Um grande exemplo foi a conquista da moradia independente pelo escritor Vinícius Streda. O jovem, inclusive, casou recentemente com uma das participantes, a influenciadora Tathi Piancastelli. Ambos moram juntos e sozinhos. O mesmo aconteceu com os participantes Isabela e Samuel Sestaro. Os dois se conheceram na casa da Expedição 21 e hoje também estão casados e morando juntos. O projeto também virou metodologia, com validação científica pela Universidade de São Paulo (USP).
APOIO
A Expedição tem patrocínio das empresas Bayer Brasil, Ambipar Group, RealWood, Azul Linhas Aéreas e apoio da Bibidiboo, Camilas Restaurante, Chefinhos Gourmet, Educação Especial, APVS, Royal Palm Resorts, Sea World Parks, Magic Box, Nasa e Terra Wind Global Protection.